The New York Brazilian Portuguese Meetup Group Message Board › quilombolas, conferencia, filme

quilombolas, conferencia, filme

Junia
user 2650776
Jersey City, NJ
Post #: 4
Pesso@l

essa noite promete ser maravilhooosa!

Noite especial de cinema e conferência com participação do cientista político Frederico Menino abrindo espaço para discussão sobre os Quilombos no Brasil

O Brazilian Endowment for The Arts realiza sessão de cinema especial apresentando a vida de remanescentes quilombolas de Alcântara, no Maranhão e palestra sobre a atual situação dessas comunidades que lutam para existir no tempo moderno

Quando se pensa em quilombo, a primeira ideia que surge à mente é “local isolado, formado por escravos fugidos” e essa noção é ligada exclusivamente ao período que havia escravidão no Brasil. O quilombo era uma forma de se rebelar contra o sistema escravocrata e esses locais serviam de esconderijo. Por causa dessa visão, ainda há o espanto quando se fala sobre comunidades quilombolas presentes e atuantes nos dias de hoje, passados mais de cem anos do fim da escravatura no Brasil.

O programa Cinema nas Quintas, do BEA, traz os quilombos como discussão. A noite especial será realizada no próximo dia 05/7, quinta-feira, às 19h, à 240E, 52d St., 10022, NY-NY, com a apresentação do documentário coordenado pela cineasta Eliane Caffé, Céu sem eternidade e conferência do professor Frederico Menino Bindi de Oliveira.

Sinopse

“O documentário é um embate entre tradição e modernidade, um experimento audiovisual de caráter poético e antropológico que explora as narrativas das comunidades quilombolas de Alcântara, no Maranhão. Há mais de trinta anos, os quilombolas estão em conflito com o Projeto Espacial Brasileiro, que instalou uma base de lançamento de foguetes em uma área que os quilombolas ocupam há cerca de três séculos. O documentário é uma criação coletiva da Oficina Audiovisual de Alcântara, com a participação de estudantes de comunicação da Universidade Federal do Maranhão e coordenada pela cineasta Eliane Caffé”.

O filme não tem classificação etária e a duração é de 70 minutos, ressaltando que o documentário será exibido em português.

Eliane Caffé - A cineasta paulista graduou-se em Psicologia na PUC de São Paulo. Fez pós-graduação em Estética e Teoria das Artes em Madri. Começou a carreira de cineasta realizando os curtas "O Nariz" (1987), "Arabesco" (1990) e "Caligrama" (1995), que ganharam prêmios no Brasil e no exterior. Em 1997, realizou seu primeiro longa, "Kenoma", que ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Biarritz, França. Dirigiu ainda "Narradores de Javé".

Frederico Menino - Cientista político formado pela Universidade de São Paulo e com passagens pelas universidades de Harvard e Sussex (Reino Unido), Frederico pesquisa a temática quilombola desde 2005, quando passou a fazer parte do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Trabalhou como jornalista, músico, professor, co-diretor de filme e lançou, em 2010, o livro "Mobilizando Oportunidades", no qual analisa a recente mobilização social dos povos remanescentes de quilombo no Brasil.



Cinema nas Quintas é um projeto do Brazilian Endowment for The Arts que tem por objetivo enaltecer a sétima arte brasileira e trazê-la ao conhecimento do público em Nova Iorque. O evento é produzido por Alcinda Saphira, Beatriz Deruiz, Gustavo Braga e Junia d’Affonseca.



O Brazilian Endowment for The Arts é um instituto cultural brasileiro, presidido pelo autor e professor, Dr. Domício Coutinho, e que conta com milhares de frequentadores. Há oitos anos o Brazilian Endowment for The Arts vem trabalhando para promover a literatura, arte e cultura brasileiras em Nova York (EUA). A marca de excelência do trabalho realizado por uma equipe preparada e capacitada para atuar nos mais diversos projetos se reflete nos produtos de qualidade e de reconhecimento internacional.



Mais informações acesse www.brazilianendowment.org ou ligue 1 (212) 371-1556.

Cinema nas Quintas: Céu sem eternidade

Dia 05/7, quinta-feira, às 19h, na BEA, à 240E, 52d St., 10022, NY-NY

www.brazilianendowmente.org.

Telefone:1 (212) 371-1556.

contact@brazilianendowment.org

Twitter: @BEABrazilNY

Facebook: BEABrazilNYC

Brazilian Endowment for the Arts
www.brazilianendowment.org
(212) 371-1556
Powered by mvnForum

People in this
Meetup are also in:

Sign up

Meetup members, Log in

By clicking "Sign up" or "Sign up using Facebook", you confirm that you accept our Terms of Service & Privacy Policy