addressalign-toparrow-leftarrow-rightbackbellblockcalendarcameraccwchatcheckchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-small-downchevron-small-leftchevron-small-rightchevron-small-upchevron-upcircle-with-checkcircle-with-crosscircle-with-pluscrossdots-three-verticaleditemptyheartexporteye-with-lineeyefacebookfolderfullheartglobegmailgoogleimageimagesinstagramlinklocation-pinmagnifying-glassmailminusmoremuplabelShape 3 + Rectangle 1outlookpersonplusprice-ribbonImported LayersImported LayersImported Layersshieldstartickettrashtriangle-downtriangle-uptwitteruseryahoo

O rastro do dinheiro - Hackatona Latino-Americana

Os capítulos do Hacks/Hackers de toda América Latina convocam a primeira maratona hacker regional simultaneamente em várias cidades. O tema comum será "O rastro do dinheiro ", para explorar para onde se direcionam fundos públicos em nosso países,  o volume de ajuda internacional e quem são os verdadeiros beneficiados.

Inscreva sua ideia aqui

O objetivo dessa atividade é, em primeiro lugar,  promover a transparência , a eficiência das contas públicas e  a participação pública nesta área . Por outro lado, queremos gerar um impacto sobre as redações jornalísticas e incentivar equipes a construirem histórias interativas. 

Está também é uma oportunidade para promover suas ideias para o desafio HacksLabs , uma aceleradora de jornalismo de dados que vai investir US$[masked] no próximo ano.

Sob o tema guarda-chuva " A rota do dinheiro", esta hackatona pode incentivar o desenvolvimento regional de aplicativos e plataformas, como por exemplo :


- Sistemas de computadores e /ou plataformas web open source projetadas para explorar contas públicas relacionadas com os dados , os orçamentos nacionais e a sua execução , as despesas , aquisição e contratação , índices econômicos de desenvolvimento, fundos internacionais etc .


- Histórias e conteúdo web , contados a partir do uso intensivo de dados relacionados com as contas públicas , orçamentos , despesas e impostos.


- Serviços Web que oferecem informações personalizadas , opiniões e comparações sobre a gestão dos fundos públicos nos países da região.


- Ferramentas / aplicativos para gerar notícias em vários formatos aplicáveis ​​à execução do orçamento , controle de custos, aquisição e contratação nos estados da região.


- Projetos inovadores  com tecnologias digitais abertas para liberar dados públicos e /ou multiplicar as capacidades de participação do cidadão na transparência e abertura das iniciativas de governança econômica .


Os participantes podem começar a enviar suas idéias para evento via o HackDash .A hackatona em São Paulo é parte de um evento regional que abrange México , Chile, Argentina , Paraguai, Uruguai , Colômbia, Bolívia, Peru e Miami


O hackatona regional organizado pela Hacks /Hackers faz parte de um programa abrangente de inovação nos meios de comunicação , com o apoio do Centro Internacional para Jornalistas , Fundação Knight , Knight Mozilla Open News, PinLatam e o Instituto do Banco Mundial na América Latina.

Join or login to comment.

  • Mariano B.

    La Media Party de Hacks/Hackers Buenos Aires abre la convocatoria para la postulación de workshops productivos para la innovación en medios periodísticos, durante el encuentro que ocurrirá del 28 al 30 de Agosto de 2014 en Buenos Aires. La Media Party es una “fiesta de medios” inspirada en el Mozilla Festival, con tres jornadas imperdibles de conferencias, talleres, demos, networking y un hackatón "open data" con invitados de tres continentes.
    Hay tiempo para proponer hasta el 7 de agosto en el formulario al final de este texto. La confirmación y programación del workshop se realizará el 14 de agosto. Para inspirarte, puedes visitar la programación del año pasado.
    Website:
    http://mediaparty.info­
    Registración:
    http://meetupba.hackshackers.com
    Lista de invitados:
    http://lanyrd.com/2014/hhba/­
    Schedule 2013
    http://lanyrd.com/2013/hhba/
    Formulario para propuestas de workshops y proyectos de feria
    https://docs.google.com/forms/d/1Ek_j21PezpLXfWKaQVp60BLLKCoDwX5GYhoImgT-DyM/viewform

    July 20, 2014

  • A former member
    A former member

    Sou programador e tenho grande interesse nessa área.
    Vocês ja estão descutindo alguns projetos ou pretendem começar a discussão direto no local do meetup?

    May 28, 2014

  • Raquel C.

    poxa, estou em BH, que pena. queria participar!

    May 27, 2014

    • Raquel C.

      obrigada, Lucas, mas agora tá difícil, $abe como é? ehheeh

      May 27, 2014

    • Lucas P.

      O se sei... ^^

      1 · May 27, 2014

  • Carolina C.

    Olá!

    Sou jornalista e não possuo conhecimento em programação. Posso ir apenas como espectadora?

    May 27, 2014

    • Lucas P.

      Eu também não possuo noção profunda de programação. Mas todos nós podemos acrescentar algo em um projeto que exige senso crítico. Tudo é possível ser feito através da vontade e compartilhamento de conhecimento mútuo.

      May 27, 2014

  • Lucas P.

    Olá a todos os participantes da próxima Hackatona! Estava assistindo a aula da segunda semana do curso de DDJ nesta manhã, 27/05, com o instrutor Paul Bradshaw e lembrei de algo útil para compartilhar com vocês. Bradshaw possui um livro com técnicas básicas de scraping para jornalistas. Acredito que para aqueles que estão iniciando na carreira como jornalista de dados a leitura do livro é interessante. Para os que não são jornalistas vale a curiosidade: https://leanpub.com/scrapingforjournalists

    1 · May 27, 2014

  • Leandro P.

    Mto bacana! Minha dúvida é se poderei ser útil, na medida em que não tenho conhecimento de ferramentas de programação! Posso participar mesmo assim?

    May 26, 2014

  • Leandro P.

    Olá, gostaria de saber se é possível participar dessa reunião e quais os custos que isso teria? Sou jornalista e gostaria de saber se haverá discussão sobre ferramentas já existentes ou apenas a criação de ferramentas novas?

    May 26, 2014

    • Lucas P.

      Que por sinal é a melhor forma de adquirir conhecimento: na prática. Vamos nos ajudando, aprendendo, ensinando, para que esta Hacktona seja uma das melhores!

      May 26, 2014

  • Lucas P.

    Olá Gustavo, como vai? Meu nome é Lucas, sou estudante de jornalismo pela Estácio de Sá Juiz de Fora, Minas Gerais. Estou entrando em contato para lhe fazer algumas perguntas sobre o encontro. Tenho interesse em jornalismo guiado por dados, além de já possuir alguns cursos na área (como, por exemplo, o MOOC oferecido pela Knight Center no ano passado). Gostaria de saber se a minha participação na maratona é possível, apesar de ser um estudante. Não tenho noções profundas de programação mas tenho algum conhecimento da plataforma Python (faço o curso "Python para Zumbis" ministrado pelo mestre Masanori, professor da FATEC SP). Desde já, agradeço a sua atenção e aguardo novidades sobre o assunto. PS: Atualmente faço o curso oferecido pelo Centro Europeu de Jornalismo: "Doing Journalism with Data: first steps, skills and tools". Gostaria de aproveitar o evento, também, para conversar com outros profissionais e estudantes sobre o assunto.
    Um abraço.

    May 20, 2014

    • Lucas P.

      Então Gustavo, meu coração bateu muito forte para ir meste evento. Primeiro porque será a minha melhor oportunidade para ter um contato com os profissionais já formados na área jornalística, e outras áreas, por que não. Segundo para aplicar todo o conteúdo que eu tenho estudado durante os cursos de DDJ. Provavelmente eu vou sim. Estou dependendo de deslocamento, pois provavelmente irei fazer um "bate e volta". Vou para SP única e exclusivamente para a Hackatona.

      May 21, 2014

  • A former member
    A former member

    Mais uma pergunta.
    Será disponibilizada alguma lista de urls para acesso a dados abertos ou será necessário procurar por esses dados na Internet?

    May 14, 2014

    • A former member
      A former member

      Legal. Como está a sua agenda? Consegue arrumar tempo para um Hangout essa semana?

      May 14, 2014

    • A former member
      A former member

      Oi Gustavo, também estou correndo para cima e para baixo. Acho que semana também pode ser mais tranquilo para mim. Que tal na segunda ou na terça? Que dia e horário são melhores para você?

      May 15, 2014

  • A former member
    A former member

    Olá Faleiros,

    a fundação Knight que está apoiando o evento é essa aqui: http://www.knightfoundation.org/?

    Obrigado

    May 14, 2014

Our Sponsors

  • Editora NovaTech

    Livros de tecnologia sorteados aos participantes

  • W3C

    Espaço para realização de eventos

People in this
Meetup are also in:

Sign up

Meetup members, Log in

By clicking "Sign up" or "Sign up using Facebook", you confirm that you accept our Terms of Service & Privacy Policy