Descentralizando: Monopólios Digitais X DAOs

Details

[[Encontro 1/3]]

O que são DAOs e quais as possibilidades de aplicação face a crise tecnopolitica global?

.Tecnopolitica contemporânea: Feudalismo digital e capitalismo de vigilância

.Descentralização e a via democrática

.Introdução a Organizações Autônomas Descentralizadas

.DAO stack: Genesis DAO e Alchemy (dApp) sessão prática

[Sessão expositiva + sessão prática]

.Recomendável levar um computador compatível com Chrome ou Brave Browser para interagir com o dApp.

.Recomendável instalar o plugin Metamask.io.

[Sobre o encontro]

O cenário tecnopolítico global nos impede de tratar o que acontece no cyberespaço como algo separado da nossa realidade diária. Plataformas proprietárias como o Facebook, Whatsapp e o Google nunca foram tão pervasivas em nossas vidas particulares e públicas. Ao mesmo tempo, a captura e o comério de nossos dados, a manipulação do nosso comportamento, a vulnerabilidade das fake news, câmaras de eco, gratificação instantânea, privacidade e a capacidade preditiva dos acumuladores de dados de anteciparem movimentos de populações inteiras faz da presença desses Monopólios Digitais um arranjo incompatível com a democracia.

Enquanto isso, uma revolução silenciosa acontece na forma como nos organizamos, não dentro de uma corporação, governo ou think tank de um partido político, mas nas comunidades que desenvolvem software livre. A descentralização, movimento de eliminação de intermediários e agentes centralizadores de recursos (principalmente dados), como bancos, plataformas de social media e serviços de economia compartilhada através da recuperação da autonomia das comunidades sobre a governança das organizações que atendem suas necessidades está empoderando consumidores que se tornam donos de seus próprios dados, ativos e da tomada de decisão das organizações que participam.

Nesse contexto, iremos estudar as DAOs (organizações autômomas descentralizadas), organizações não hierarquicas possibilitadas pela tecnologia do blockchain e a economia digital das criptomoedas que possibilitam que comunidades se organizem coletivamente através de um objetivo único, com a capacidade de manter sua resiliência (ou capacidade de tomar decisões efetivas) na medida que cresce (aumenta seu número de colaboradores e tomadas de decisão indefinidamente).

Esse encontro é apoiado por DAOstack e facilitado por Erik Rodrigues (Lead no Projeto Pollinators na DAOstack Tech; Fellow da 9 Turma da Escola Sul de Governança de Internet; Pesquisador independente).

Mais informações: @eriktrodrigues no telegram ou [masked]

Conheça nossa comunidade:

Genesis DAO: https://alchemy.daostack.io/

Site oficial: daostack.io

Comunidade no telegram: https://t.me/joinchat/HfsmOEXV0YP6P5rGmRBaCQ