[Virtual Meetup] Observability: Primeiras impressões com Opentracing

Are you going?

181 people going

Share:

Needs a location

Details

** Nosso segundo encontro será virtual e ocorrerá via Webex, conforme instruções abaixo:

Link do evento: http://bit.ly/2Q7lKba
password: sre-meetup

*** A sessão será iniciada 15 minutos antes do horário programado.

Sobre o evento:

"Observability is not (only) monitoring" !!!

Observability é o conjunto de características de um sistema, que permitem que o mesmo possa ser observado. Dentre essas características, destacam-se: Tracing, Logging e Metrics.

Nessa sessão discutiremos as primeiras impressões com a instrumentação de código com Opentracing, com a utilização do Jaeger, Kubernetes e Istio.

Nosso objetivo é discutir e entender o papel do tracing no troubleshooting de problemas em ambientes complexos, baseados em microserviços.

Agenda:

17h: Primeiras Impressões com Opentracing, Jaeger, Kubernetes e Istio

17h45: Painel e Q&A: O que poderíamos ter feito diferente caso tivéssemos a capacidade de rastear os requests distribuídos na última crise?

Apresentação:

Tito Garrido Ogando - https://www.linkedin.com/in/titogarrido/

Tito Garrido é um arquiteto de soluções, com foco no design de sistemas Cloud Native, com mais de 10 anos de experiência no design e suporte de ambientes virtualizados baseados em Linux. Nos últimos 8 anos ele tem se dedicado a suportar ambientes de alto volume, além de habilitar clientes, em diversas indústrias, na adoção de tecnologias como Blockchain, Openstack, Docker e Kubernetes. Tito também é um desenvolvedor experiente, tendo participado da construção de aplicações baseadas em Python, o que permite que ele consiga navegar bem tanto no universo dos desenvolvedores quanto no de operações.

Moderador do Painel:

Daniel Grandis - https://www.linkedin.com/in/daniel-grandis-25831548/

Daniel Grandis é um gerente de tecnologia com mais de 20 anos de experiência na industria de bancos e sistemas financeiros, Atualmente ele é o líder técnico da comunidade (tribo) de integração digital, responsável por definir e liderar a implementação das ferramentas que habilitam a integração entre os vários sistemas do banco Itaú. Daniel é um dos principais articuladores técnicos para implementação das capacidades técnicas que habilitarão a integração da próxima geração de sistemas financeiros do banco.

Painelistas:

Douglas Ferreira - https://www.linkedin.com/in/ferreiradouglas

Douglas Ferreira é Diretor de plataforma de engenharia na Gympass, responsável pelos times de SRE, Data analytics, development tools e arquitetura, possui mais de 15 anos de experiência tento atuado no mercado de saúde, seguros e de varejo. Já atuou em grandes projetos de transformação digital com uso de arquiteturas distribuídas de alta escalabilidade. Na Gympass atuando em uma arquitetura distribuída e reativa com microservices e event sourcing, plataforma de Big Data e prática de SRE/DevOps.

Riad Vargas - https://www.linkedin.com/in/riadvargas/

Riad Vargas, wannabe programador desde os 12 anos, é engenheiro de software no Nubank no squad de Platform. Tendo trabalhado nos últimos anos, especialmente, com microservices escritos em linguagens funcionais (Clojure e Scheme), sistemas distribuídos e cloud em Fintechs.

#Voluntários: Enviar DM para os organizadores