Past Meetup

Hackaton: Dados e Sensores para medir a qualidade d'água

This Meetup is past

43 people went

Location visible to members

Details

A equipe do InfoAmazonia.org (http://infoamazonia.org/), uma iniciativa sem fins lucrativos, está desenvolvendo aplicativos e sensores para captar e comunicar informações sobre a qualidade da água em cidades brasileiras.

Convidamos pessoas com interesse no tema, como acadêmicos, programadores, jornalistas e ativistas para participarem do primeiro encontro de troca de conhecimentos.

A hackatona “Dados e Sensores para medir a qualidade d'água” trará especialistas da USP e FMU que darão um panorama dos parâmetros e legislação que definem a qualidade dos recursos hídricos utilizados para o abastecimento de cidades.

Após o panorama, vamos apresentar os princípios do projeto Rede InfoAmazônia, que pretende em 2015 distribuir às comunidades amazônicas informações vitais para o cuidado à saúde. Todo o desenvolvimento de software e hardware é feito de maneira aberta e espera-se a replicação em zonas urbanas fora da Amazônia.

Como forma de agregar mais experiência ao projeto, a equipe pensou em fazer esta primeira hackatona. Queremos que ela seja a porta de entrada a futuras colaborações. A proposta é criar grupos de trabalho em duas frentes: hardware e dados públicos. No processo, outras ferramentas e códigos abertos serão analisados e compartilhados.

Na primeira trilha, de hardware, os desenvolvedores VJ pixel e Guima vão compartilhar os primeiros resultados do sensor de baixo custo para medir a qualidade de água, que está sendo feito em parceria com o projeto Open Water do Public Lab e MIT (http://publiclab.org/wiki/open-water). A importância e emergência de desenvolver sensores para monitoramento ambiental em código livre, além de ser uma alternativa à instrumentação fechada de monitoramento de dados públicos, busca preservar a transparência destes dados, desde sua captura, processamento digital e publicação.

Na segunda trilha, de dados públicos, vamos nos concentrar em indicadores do IBGE, Censo, DataSUS e Agência Nacional de Águas, que hoje compõem o índice da Fiocruz Água Brasil (http://www.aguabrasil.icict.fiocruz.br/). A ideia inicial é montar um web app / visualização que permita explorar melhor as informações e disponibilizar em formato aberto ao público.

Caso sejamos bem sucedidos, esperamos publicar o resultado no blog do InfoAmazonia no portal UOL (http://infoamazonia.blogosfera.uol.com.br/) e todos os participantes serão considerados autores.

Programação

9:00 - Café da manhã. Recepção dos participantes

9:30 - Apresentação de pesquisadores do curso de ecologia de UFABC

10:30 - Apresentação do projeto Rede InfoAmazônia e das trilhas da Hackatona - Hardware e Dados Públicos para medir qualidade d'água.

11:00 - Grupos de Trabalho por trilhas

12:30 - Almoço (provido pelos organizadores)

13:30 - Volta aos grupos

16:00 - Café

17:30 - Apresentação dos trabalhos

18:00 - Cerveja