Café Digital - Ciência de Dados

This is a past event

132 people went

Location image of event venue

Details

As ferramentas de análise de dados têm se tornado cada vez mais importantes no dia-a-dia das empresas. Técnicas antes dominadas por um grupo restrito de profissionais estão se tornando mais acessíveis e mais utilizadas por analistas em diversos setores de atividade econômica.

O objetivo deste evento é apresentar aos alunos os conceitos fundamentais, tradicionalmente utilizados, em análise estatística aplicada aos negócios e à avaliação de políticas públicas, além disso, será apresentado o software estatístico livre R; Entre as vantagens na utilização do R, incluem-se: reprodutibilidade das análises; software livre, não havendo necessidade de compra de licença; contém uma grande variedade de recursos analíticos e gráficos; é o software mais utilizado no mundo para análise de dados. Para melhor visualização de alguns dos conceitos para análises de dados, quando necessário, será utilizado também o software Excel.

Público Alvo: Profissionais do setor público e privado, com formação superior em diferentes áreas do conhecimento, e que necessitam em sua capacitação entrar em contato com técnicas mais sofisticadas de análise, estimação e modelagem econômica.

Palestrantes:
-> Thiago Castro Pereira Silva: Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá (2016). Atualmente é cientista de dados - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Nacional Construindo soluções corporativas relacionadas a ciência de dados. Análise e definição de dados, construção de modelos e algoritmos preditivos, Machine learning e aplicações cognitivas, linguagem R e Python.

-> Geraldo Sandoval Góes: Engenheiro Eletrônico pela UERJ. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e Doutor em Economia pela Universidade de Brasília-UnB. Pós-graduado em Economia pela EPGE-FGV/RJ. Autor de livros e artigos. Lotado, atualmente, na Diretoria de Macroeconomia (DIMAC) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Atuou na Diretoria de Recursos Hídricos SRHU do Ministério do Meio Ambiente Ex-coordenador adjunto da Coordenação de Meio Ambiente da DIRUR/Ipea e ex-pesquisador na área de Economia da Saúde na DISOC/Ipea. Atuou na Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência e Assistência Social e na Secretaria de Previdência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social. Professor de Estatística, Econometria, Matemática, Microeconomia e Macroeconomia.

-> Felipe dos Santos Martins: Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2011). Mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense-UFF (2014). Atualmente é doutorando em Economia pela UFF e Assistente de Pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).