Data Meetup 2019.2

This is a past event

46 people went

Location image of event venue

Details

Vamos falar sobre Dados. O que comem? Onde vivem? Como e em que velocidade se reproduzem? Por que tiram tanto o sono de engenheiros de dados?

O evento é gratuito e terá patrocínio da Arquivei <3

------------------------------------------------------

Palestrante: Dave Canton (EnfaseLabs)

Tema: Spark & Spark Streaming

Descrição: Nessa talk, introduziremos os principais conceitos por trás da engine, como funciona e os principais usos (e.g. pipelines ETL, queries SQL interativas e machine learning), tanto em termos de arquitetura quanto em relação as principais APIs. Em especial, na versão 2.0 os DataFrames e Datasets foram expandidos para o processamento de dados streaming em tempo real para aplicações end-to-end! Focaremos majoritariamente nas APIs em Scala.

Bio: Dave Canton, Data Scientist & Engineer. Graduado no Reino Unido, trabalhou em diversos projetos de dados na Inglaterra e Alemanha -- utilizando, entre outras coisas, Apache Spark, Flink e Akka. Atualmente lidera a área de dados no EnfaseLabs. Amante de trilhas e aventuras; salvo pela graça somente.

------------------------------------------------------

Palestrante: Rodrigo Fonseca (Arquivei)

Tema: O google pub/sub, o Kafka e uma arquitetura escalável

Descrição: Vamos falar um pouco sobre as semelhanças e diferenças entre o kafka e o pubsub e como no fim das contas usamos os dois para construir uma arquitetura de ingestão de notas fiscais escalável. Vamos falar sobre quais problemas tentamos resolver com ela, quais dificuldades tivemos, seus limites e o seu futuro.

Agora algumas buzzwords que talvez sejam usadas na talk: micro-serviços, golang, kafka, pubsub, DDD, agile, clean architecture, bigdata, event-driven, CQRS.

Bio: Formado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo, comecei minha carreira como desenvolvedor Android, seguido de desenvolvimento fullstack em Java, e finalmente parando em apenas Backend e micro-serviços. Atualmente trabalho na Arquivei como líder técnico e desenvolvedor de micro-serviços em Go.