Infraestrutura como código: Utilizando ferramenta Terraform na Nuvem
Nesta palestra vamos explorar o conceito de Infraestrutura como Código (IaC) e entender por que essa abordagem tem transformado a forma como gerenciamos ambientes de TI. Será apresentada uma introdução ao Terraform, uma das ferramentas mais populares para automação de infraestrutura, abordando seus principais conceitos como providers, recursos, estado e módulos. Os participantes terão uma visão prática do ciclo de vida da infraestrutura com Terraform, passando pelos comandos essenciais: init, plan, apply e destroy.
A parte prática será um destaque da sessão: um laboratório guiado, no qual vamos provisionar juntos um bucket S3 na AWS usando Terraform. Além de aplicar o conhecimento técnico, vamos discutir boas práticas, caminhos para aprofundamento e a importância da IaC como uma cultura voltada à confiabilidade e escalabilidade. Uma ótima oportunidade para quem deseja iniciar ou evoluir na jornada com infraestrutura automatizada em nuvem.
📍 Quando: 28/08/2025
⏰ Horário: 19:00h
🎯 Inscrição gratuita — Link na bio / Link na publicação
🧭 Onde: Universidade UDF 704/904 Seps Eq 702/902, Brasília - DF, 70390-045
🎙️ Sobre o palestrante:
Patricia Gois é profissional de tecnologia com 19 anos de experiência, sendo especialista em computação em nuvem há 11 anos e atuando com práticas DevOps há 4 anos. É formada em Redes de Computadores e possui múltiplas especializações, incluindo Perícia Forense Digital, Gestão de Projetos, Ciência de Dados, Arquitetura de Cloud Computing e Desenvolvimento de Software com foco em DevOps.
Ao longo da carreira, acumulou vivência em diversas áreas de TI, passando por suporte técnico, segurança da informação, redes, backup, infraestrutura e posições estratégicas como gerente de produto, analista e implementadora cloud. Atualmente, atua como consultora e arquiteta de nuvem, ajudando organizações na transformação digital com soluções modernas, seguras e escaláveis.
👉 Não perca a oportunidade de aprender com quem transforma ambientes de TI em soluções escaláveis, seguras e inovadoras, unindo experiência prática, agilidade e visão estratégica.
#GenAI #Serverless #AWS #InovaçãoDigital #ProductManagement #EmpreendedorismoTech #SaaS #CloudComputing #TechTalk #AWSCommunity #awsbrasilia #comunidadeAWS #SemServidor #TransformaçãoDigital #TechBrasil
Siga-nos no Instagram para acompanhar os eventos e os conteúdos.
@awsbrasilia
Uso de imagem 2025 Para garantir a transparência e o respeito à privacidade de todos os envolvidos, gostaríamos de compartilhar nossa política de uso de imagem durante o evento. 1. Captura de Imagens: Durante o evento virtual do AWS UG BSB, registros de tela poderão ser feitos registrando momentos significativos do evento, incluindo palestras, workshops, e atividades sociais. Essas imagens serão utilizadas para documentar e promover o evento em materiais de divulgação, redes sociais, websites e outros meios de comunicação associados. 2. Consentimento Prévio: Ao participar do evento, entendemos que você consente tacitamente com a captura de sua imagem para os fins mencionados acima. No entanto, respeitamos a privacidade de cada participante, e se alguém desejar não ser incluído em fotos ou vídeos, solicitamos que informem imediatamente à equipe do evento. 3. Solicitação de Exclusão de Imagens: Caso, após o evento, você perceba a inclusão de sua imagem em materiais publicados e deseje a remoção, por favor, entre em contato conosco por meio do contatoawsbrasilia@outlook.com. Faremos o possível para atender às suas solicitações de exclusão, desde que tecnicamente viável. 4. Uso Responsável: Pedimos a todos os participantes e palestrantes que usem as imagens capturadas de maneira responsável e ética. O compartilhamento de conteúdo em redes sociais e outras plataformas deve ser feito considerando o respeito à privacidade e o consentimento dos envolvidos. O PARTICIPANTE cede gratuitamente AOS ORGANIZADORES os direitos de uso de imagem com qualquer método ou meio de exibição na mídia em geral, para suas finalidades institucionais, captadas durante o evento citado, em conformidade com a Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais). 5. Contato: Para quaisquer dúvidas, preocupações ou solicitações relacionadas à política de uso de imagem, estamos à disposição para ajudar. Entre em contato conosco pelo contatoawsbrasilia@outlook.com. Agradecemos por sua compreensão e colaboração. Esperamos que todos desfrutem do evento virtual do AWS UG BSB e contribuam para um ambiente positivo e respeitoso. Atenciosamente, AWS UG BSB lideres