Past Meetup

3º Cerveja com Dados Curitiba

This Meetup is past

50 people went

Location image of event venue

Details

A Escola de Dados organiza, desde 2016, encontros da comunidade de jornalistas de dados e programadores. Voltado a quem trabalha com dados abertos, programadores, jornalistas e outros públicos interessados, o Cerveja com Dados funciona assim: 3 ou 4 participantes compartilham metodologias de trabalho em apresentações de até 20 minutos para dar início às trocas entre o grupo. A ideia é integrar diferentes grupos interessados em trocar conhecimentos sobre jornalismo, ciência de dados e programação.

O Cerveja com Dados acontece em diversas cidades do Brasil e sua terceira edição em Curitiba será no dia 10 de dezembro de 2018 às 19h30 na cervejaria Hop n' Roll.

Apresentações:

- 1 ano de Pizza de Dados
O podcast Pizza de Dados foi criado por 3 entusiastas da área de ciência de dados que gostariam de ver mais conteúdo sendo gerado em português. Em dezembro de 2019, o Pizza completa 1 aninho com muita história pra contar! Como surgiu, temas já feitos, conquistas alcançadas, previsões e dicas pra quem quer começar na ciência de dados serão os assuntos abordados na apresentação.

- DataBootCamp - Começando no mundo dos grandes dados
A palestra vai falar sobre as ferramentas e dificuldades encontradas no tratamento de grandes volumes de dados em empresas de grande porte como a Globo.com. Sempre é complicado de decidir quando vamos precisar trabalhar com ferramentas de big data e vamos mostrar que não existe bala de prata para qualquer volume de dados.

- Desafios da privacidade para o big data
A apresentação tem o intuito de discutir a dificuldade crescente em proteger ou evitar a exposição de dados pessoais, a dificuldade em se anonimizar os dados nas databases, as novas possibilidades em se reidentificar indivíduos em databases através de comparações e o problema do consentimento: indivíduos que têm seus dados utilizados para a produção de algoritmos que são usados para o desenvolvimento de novas aplicações.

- O Brasil tem quantos conflitos socioambientais latentes?
A agência de jornalismo Livre.jor, de Curitiba, lança em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, seu projeto Latentes. Com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos, extraíram dados da Agência Nacional de Mineração e cruzaram os mesmos com informações do Incra, MMA e Funai para identificar quantos aldeias indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos e unidades de conservação ambiental estão perigosamente próximas dos 30 mil empreendimentos minerários legalizados hoje no Brasil. A equipe vai mostrar os achados iniciais do projeto, como navegar pela plataforma, como foi raspar os dados da Agência Nacional de Mineração e os próximos passos.

- Por que suas compras online atrasam?
Já se perguntou por que as suas compras online demoram tanto para chegar? E por que pagamos tão caro pelo frete (o transporte custa em média 20% do valor dos produtos) e mesmo assim enfrentamos problemas e atrasos nas entregas? Buscando responder a essas perguntas, o Olist compilou dados de mais de 900 mil pedidos realizados em diversos marketplaces brasileiros para compreender como a geografia pode afetar a entrega da sua encomenda. Os resultados são mapas que mostram como os pedidos de cada cliente se comportaram. Nestes mapas, cada ponto representa um pedido realizado, com a localização exata do cliente que realizou aquela compra. Na apresentação, vamos entender como o preço e prazo de entrega se comportam no Brasil.