Cerveja com Dados RJ #05


Details
A próxima edição do Cerveja com Dados vai ancorar no Centro, na Casa Porto. Localizado no histórico Largo de São Francisco da Prainha, o sobrado abre as portas para a quinta edição carioca do encontro, promovido pela Escola de Dados.
O evento no Rio de Janeiro acontece no dia 14 de maio às 19 horas. Como sempre, a entrada é gratuita. A Casa Porto garantirá petiscos, comidas e cerveja gelada. Nós, uma programação quente com apresentações dinâmicas, de no máximo 15 minutos cada.
Confira uma prévia da programação, com as apresentações já confirmadas até o momento:
| Julia Ginanella (Dataviz.Rio)
Júlia Giannella é designer e pesquisadora interessada na interseção entre design, visualização de dados e gestão do conhecimento. Em 2019, fundou a rede Dataviz.Rio na qual atua como curadora e organizadora dos encontros mensais. O Dataviz.Rio é uma comunidade de designers, programadores, artistas e pesquisadores do Rio de Janeiro interessados em dataviz (visualização de dados).
| Lidiane Malanquini (Redes da Maré)
O projeto De Olho Na Maré foi iniciado em 2016 e tem como objetivo coletar/sistematizar os dados sobre situações de violência nas 16 comunidades da Maré, sobretudo em dia de conflitos armados. Todos os anos os dados são atualizados no Boletim Direito à Segurança Pública na Maré. Simultaneamente, também é realizada pesquisas junto a órgãos públicos e meios de comunicação de massa para compreender o impacto das violências na vida dos moradores da Maré.
| Bárbara Libório (Época)
O discurso de Bolsonaro no Twitter, o efeito ‘Bettina’ na internet, o monitoramento do discurso político nas redes. Há um nicho de redes sociais no jornalismo hoje? Talvez. Fato é que há pautas jornalísticas nos dados de Facebook, Twitter e Google. Para encontrá-las, ferramentas como CrowdTangle, TAGs e Google Trends ajudam. Vamos passar rapidamente por alguns exemplos.
| Vitor Mattos
Data detox: um resgate à confidencialidade. Um dos pilares da segurança de dados é a confidencialidade, será que ainda a temos ou a podemos resgatar em uma sociedade cada vez mais digital? Conheça um pouco dos grandes riscos que corremos na atualidade pela excessiva exposição de dados e veja que há um caminho para resgatarmos a nossa confidencialidade.

Cerveja com Dados RJ #05