• #29 Frontend SP - Especial de fim de ano!

    Grupo ZAP

    SEM NOME COMPLETO E RG NÃO ENTRA! Edição #29 na Zap especial com um pessoal fera falando do ano das principais ferramentas de frontend do ano! Larissa Tobias (Design System) De Web Designer para Frontend Developer, são 9 anos de carreira nessa aventura de desenvolver sites e apps. Atualmente no QuintoAndar trabalhando com React / Redux, Material-Ui e Styled Components. _______________________________ Livia Gabos (Acessibilidade) Trabalho há 10 anos com acessibilidade. Já atuei como frontend e pesquisadora e até dei aulas de programação para pessoas com deficiência visual. Atualmente sou consultora em UX com foco em acessibilidade e instrutora de UX na Alura. Também sou voluntária na ADEVA – Associação de Deficientes Visuais e Amigos. _______________________________ Emilio Aiolfi (Performance) Eu sou engenheiro front-end com 10 anos de experiência profissional e realmente amo o que faço. No inicio passei por pequenas software houses, depois por grandes agências de publicidade digital como Wunderman e F.biz, também por e-commerces como Walmart.com e até Startups como a Loggi. Atualmente estou no Grupo ZAP atuando no Portal Zap Imoveis, um dos maiores portais de imóveis do Brasil. A qualidade não é uma variável no meu dia-a-dia, com dedicação busco a perfeição no meu trabalho. Desenvolvendo algo novo ou dando suporte, focando em um código efetivo de fácil manutenção, considerando desempenho, velocidade e a melhor experiência para o usuário. _______________________________ Igor Halfeld (VueJS) Microsoft MVP, Organizador do Vue.js Summit, Vue.js SP, JSSP e NodeBR _______________________________ Rafael Dantas (CSS) Front End Engineer na Quanto, apaixonado por CSS, Design e arquitetura Front End, organizador do HTMLSP, às vezes escreve uns artigos sobre front end no iMasters. Tentando aprender algo novo todo dia, sempre disponível para ajudar quem quer começar na área. Fã número um de Resident Evil _______________________________ William Grasel (Angular) Desenvolvedor Web apaixonado com 15 anos de experiência na área, Google Developer Expert, especializado em FrontEnd com Single Page Apps e Progressive Web Apps, contribuidor opensource, consultor, organizador de meetups, palestrante, coordenador da comunidade AngularSP, amante de JavaScript, performance e programação funcional, sempre fascinado por novas tecnologias e de olho nesse tal de Web Assembly. _______________________________ Diego Pinho (React) Diego Pinho - Desenvolvedor de Software formado em Ciência da Computação pela PUC-SP e MBA em Gestão da TI na FIAP. Autor do livro "ECMAScript 6 - Entre de cabeça no futuro do JavaScript" e "Construct 2 - Seu primeiro jogo multiplataforma", ambos publicados pela Casa do Código. Fundador da Code Prestige e colunista na revista e portal iMasters.

    4
  • #28 Frontend SP

    SumUp Soluções de Pagamento Brasil LTDA

    #28 na SumUp! Lari Maza Bio: Desenvolvedora front-end e polícia do design system na Magnetis. Escrevendo artigos no Medium e jogando board games nas horas vagas. Resumo: Como escrever boas documentações. Ao escrever uma documentação, ajudamos outros a responder as próprias perguntas e também aprendemos em voz alta. Nesse passo a passo, você descobrirá dicas práticas e úteis para melhor documentar sistemas de tecnologia e processos. ______________________ Herbert Henrique Eu tento escrever código para humanos há mais de 10 anos. Todos os dias, de alguma forma, estou ajudando pessoas e resolvendo problemas. É por isso que trabalho como software engineer na SumUp, ajudando pequenos negócios em todo o mundo. Além disso, eu amo JS, FP e piadas terríveis Titulo: A Design System Retrospective: Secrets and mistakes Short Description: Em meados de 2018 a SumUp começou a criar seu próprio Design System, e mais de um ano depois começamos a olhar para trás e entendermos quais foram os segredos do sucesso, quais foram nossas maiores falhas e o que teríamos feito de diferente. Nessa talk você irá conhecer os nossos maiores erros e como evitá-los, como as melhores decisões que tomamos sempre foram algo em que envolvia mais de uma pessoa e como unir vários times separados por idioma, localização e foco. Assim como vamos ver como lidamos para sempre atualizar o design system e ter as mais novas tecnologias do mercado, sendo que esse projeto é uma grande dependência de outros projetos. E por último, como esse projeto mudou a visão da empresa sobre open source

    1
  • #27 Frontend SP

    Reclame AQUI

    #27 na Reclame Aqui! A Infracommerce será a patrocinadora do nosso coffee! Guilherme Branco, especialista no Reclame Aqui, vai falar do cenário que temos hoje no site com dois frameworks rodando “juntos”, desafios, motivos e estrategias pra fazer isso acontecer __________________ Barbara França Sou formada em Publicidade e Propaganda no Mackenzie, com pós em Gestão de Projetos pela FGV. Já tentei ser Bióloga por 1 semestre na UNESP, mas a vida me levou para a área de Qualidade. Atualmente sou Software QA Analyst no QuintoAndar, que está redefinindo o conceito de morar. Hoje, meu trabalho envolve melhorar e garantir a qualidade dos produtos, construindo processos dentro e fora do squad, e com iniciativas no chapter de QA. Dentro do chapter, participo de frentes que focam em melhorar as nossas documentações, processo de engenharia ops e bugbash. Clauzira Manoela de Mendonça Gomes Atualmente trabalhando como Analista de garantia de qualidade no QuintoAndar, atuo num time multidisciplinar que visa a aquisição de novos proprietários para a plataforma. Formada em Oceanografia, trabalhei também na Schlumberger, multinacional do petróleo, garantindo a qualidade de ferramentas de interpretação de dados. Entusiasta da tecnologia e inovação, busco melhorar os processos de garantia de qualidade para conseguir acompanhar o ritmo cada vez mais acelerado de desenvolvimento de software. Bug-bash: processos e aprendizados @QuintoAndar! Um dos maiores desafios da área de garantia de qualidade é acompanhar a velocidade das entregas em empresas que trabalham com o desenvolvimento ágil. No QuintoAndar essa realidade não é diferente. Por isso, o time de QA revisitou e otimizou a aplicação de um conceito já conhecido na área (ou nem tanto): o bug-bash. O conceito é simples: diversas pessoas, com ou sem contato com o produto, usam a funcionalidade antes de enviar para produção. Isso garante uma maior cobertura de testes a partir de várias perspectivas diferentes: produteiros, designers, QAs, desenvolvedores, marketeiros, CX, etc. A aplicação? Não é tão simples assim... mas vem com a gente pra saber como estamos usando lá no QuintoAndar!

    6
  • #26 Frontend SP

    Ame Digital

    #26 na Ame! Kete Rufino - Tech Manager @ Nubank Praticamente formada em Física, mas mudei pra sistemas de Informação pelo PROUNI em Fortaleza-CE. Especialista em desenvolvimento ágil. Já trabalhei com JEE, JME, BI, Jasper Reports, JavaScript, Cordova e React." Qualidade de código é mesmo um alto custo? ______________ Alvaro Camillo Neto - Developer @ TOTVS Pai do Mario e Gabriel, desenvolvedor a 15 anos atualmente trabalhando na TOTVS com tecnologias web no desafio de apoiar na modernização das suas aplicações. A primeira muralha! Segurança no front end! Segurança não deve ser apenas uma preocupação do desenvolvedor back-end ou infra. Ela deve ser uma preocupação de todos! Vamos aprender juntos algumas práticas e técnicas para proteger o seu front-end. ______________ Leonardo Costa - Full Stack Developer @ Mastercard CSS Grid - Com esse novo approach (CSS Grid), temos a oportunidade de pensar em responsabilidade no frontend, sem a necessidade de JS para manipular layouts.

    4
  • #25 Frontend SP

    Xerpa

    #25 na Xerpa! Já adiantando, teremos sorteios do livro: Loiane Groner - Estruturas de dados e algoritmos com JavaScript E sorteio de uma camiseta GG do Meetup! (a cinza) ___________________ Fabiana Viana - Desenvolvedora Front-end no ReclameAQUI| Mãe solo da gringuinha Aislinn, viciada em café e apaixonada por bike. Transição de carreira: Como parar de se bloquear e explorar uma oportunidade de mudar para um papel técnico. Descrição: Nesta talk vou compartilhar o processo de migração de carreira aos meus 33 anos sem nunca ter escrito uma linha de código. ___________________ Phillipe Moreira - Tech lead no QuintoAndar com 10+ anos de experiência em desenvolvimento atuando em consultorias, startups e na Microsoft. “Como foi a experiência do QuintoAndar ao substituir o nosso principal app nativo por um PWA na PlayStore”

    6
  • #24 Frontend SP - Especial FrontendWeek!

    Grupo ZAP

    #24 especial frontinweek no Zap! Sortearemos UM INGRESSO PRA REACT CONF (obrigado Nic) e stickers (tá acabando hein)! NÃO ESQUEÇAM NOME E RG! Chamamos uma galera nervosa pra palestrar! Olha aí! Emilio Aiolfi - Design System na vida real, os desafios que ninguém te contou A fusão de duas empresas resultou no redesign e refatoração de alguns projetos. Pensando no que é melhor para a empresa, as equipes de design e de frontend decidiram criar um design system que ajudaria na criação de qualquer projeto. Assim nasceu a Lina, com componentes feitos em VueJS e design tokens que são flexíveis e reutilizáveis. Nessa talk, vamos falar sobre os desafios, tentativas, aprendizados e futuros passos do lado do frontend. Eu sou engenheiro front-end com 10 anos de experiência profissional e realmente amo o que faço. No inicio passei por pequenas software houses, depois por grandes agências de publicidade digital como Wunderman e F.biz, também por e-commerces como Walmart.com e até Startups como a Loggi. Atualmente estou no Grupo ZAP atuando no Portal Zap Imoveis, um dos maiores portais de imóveis do Brasil. A qualidade não é uma variável no meu dia-a-dia, com dedicação busco a perfeição no meu trabalho. Desenvolvendo algo novo ou dando suporte, focando em um código efetivo de fácil manutenção, considerando desempenho, velocidade e a melhor experiência para o usuário. __________________________________________ Fernando Daciuk - Vamos falar de estados? Sou professor e desenvolvedor web. Dependente de JavaScript. Fã de React e Node.js. __________________________________________ William Oliveira - Criando seu primeiro site JAMStack com Jekyll e Netlify Desenvolvedor de software, escritor e mentor. Apaixonado pela plataforma web, mobile e open source, possuo a missão pessoal de inserir pessoas em situação de vulnerabilidade social na área de desenvolvimento de software.

    4
  • #23 Frontend SP

    B2w - BIT (Vila Olimpia)

    #23 na B2W! Teremos uma dinâmica mais uma vez comandada pelo Filipe Guarnieri! João Gabriel Hummel - Aumentando resultados utilizando PWA Desenvolvedor Frontend na B2W, atuando principalmente com Angular no desenvolvimento do portal Marketplace. Formado em jogos digitais e design gráfico (quase) pelo SENAC. Nas horas livres gosta de assistir animes e jogar fisicamente e digitalmente ________________________ Mario Souto - Contextualizando onde entra a Context API do React Nessa talk iremos abordar uma feature não tão nova do React, a Context API. Quando devemos usar? Eu ainda preciso usar o Redux? A nova funcionalidade, React Hooks, interage com ela de alguma forma? vamos explorar juntos todas essas questões e aprender com elas. Dos servidores de Tibia e Ragnarok em 2011 ao mundo do desenvolvimento de software oficialmente em 2015 trabalhando em diversos com foco principal no mundo do Front End com arquitetura, animações, acessibilidade e performance. Instrutor e Desenvolvedor pelo Grupo Caelum Alura e apaixonado por compartilhar conhecimento e testar coisas novas no mundo tech.

    2
  • #22 Frontend SP - Agora com sorteios e mais tempo pra trocar idéia!

    #22 na Wirecard! Atendendo a pedidos, duas palestrinhas só, pra gente poder trocar mais idéia! Sorteio de um ingresso pro Front In Sampa e de uma camiseta do CypressJS! ps: e FINALMENTE teremos stickers! Palestrantes: Fernarda Bernardo Sou engenheira de software, com foco em front end. Além disso, trabalho com comunicação no @help4papers, ajudando pessoas tímidas a palestrar. Sou diabética e tenho o @diabetesmaisdoce, um blog sobre diabetes para mostrar para as pessoas que é possível ter uma vida normal, e também um aplicativo para auxiliar no controle da diabetes. Tema: Perceived Performance Falamos muito sobre performance na web: cache, HTTP2, PWA, AMD, otimização de imagens, entre muitas outras coisas. Mas já pensou se conseguíssemos fazer nosso site parecer mais rápido? Sem precisar mudar o back end e somente fazer pequenas alterações no front? Será que isso funciona? Nessa talk vou falar sobre Perceived Performance e como percebemos o tempo! ______________________ Silvana Lima Apesar de ser especialista Frontend, gosto de explorar tecnologias que não são necessariamente ligadas a minha especialidade, seja aplicando no trabalho ou para testes particulares. Em 2019 decidi ser ativa nas comunidades tecnologia, compartilhando meus conhecimentos e aprendizados. Atualmente sou Frontend na Band, sou a louca dos gatos e também curto pedalar. Tema: Vue UI - melhorando fluxo de trabalho Vuejs

    11
  • #21 Frontend SP - Especial só com mulheres palestrando!

    #21 na XP! Edição especial só mulheres palestrando! Host - Talita Pagani Cientista da computação por formação e UX designer por paixão, atuando há 14 anos na área de TI. Mestre em computação pela UFSCar, palestrante e atualmente trabalha como UX Designer na Nexaas e Consultora de Acessibilidade na Utilizza. Já palestrou em eventos como a BrazilJS, Campus Party, QCon, Web.br, FrontinSampa, entre outros. É membro do grupo de especialistas em Acessibilidade Web do W3C Brasil. ________________________________________________ Palestrante - Julianna Isabele Tema - Conhecendo as APIs do React Front End da XP Investimentos atuando principalmente na home do portal do cliente; formada em design gráfico pela FMU e redatora nas horas vagas — semântica é o ponto em comum em todas as áreas de atuação. ________________________________________________ Palestrante - Letícia Pedroso Tema - "O que é essa tal de Inteligência Artificial?” Analista de Inteligência Artificial na Mutant, graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec de Mogi das Cruzes, coordenadora da comunidade Developers-BR, na frente feminina de Inteligência Artificial com o projeto “E AI, Girls”, entusiasta de Computer Vision, apaixonada por animais comunidades e compartilhamento de conhecimento. ________________________________________________ Palestrante - Juliana Amoasei Tema - "A pessoa jr quando sai do JS e vai aprender outras linguagens" Formada em Design Gráfico e História, se encontrou na vida como desenvolvedora web após atuar por doze anos no setor de comunicação. Procura retribuir tudo que aprendeu com a comunidade e também ajudar outras mulheres, atuando em projetos que combatem o gap de gênero em TI como Laboratória, {reprograma}, PyLadies, PrograMaria e MinasProgramam.

    10
  • #20 Frontend SP

    Guiabolso

    #20 no Guia Bolso! Temos 80 vagas. SEM RG E NOME NÃO ENTRA! TEREMOS SORTEIO DE CAMISETAS DO CYPRESSJS STICKERS DO MEETUP PRA GALERA ____________________________________________________________ Kete Martins Rufino Cearense, graduada em Sistemas de Informação há muito tempo, trabalhando com desenvolvimento de software há uns 9 anos e agora, UI Engineer na Nubank e moradora de SP há 1 ano e 3 meses. Monorepositorios: o que são, como funcionam e por que estamos adotando. ____________________________________________________________ João Marins Desenvolvedor FullStack na Entria, estudou física computacional por 2 anos até decidir finalizar o curso de ciência da computação na Universidade de São Paulo. Instalou Linux pela primeira vez em 2006, enquanto escrevia seus próprios Makefiles e compilava código C direto do terminal. Em 2017 decidiu estudar React e conheceu o maravilhoso mundo do JavaScript. Agora respira React & friends (React Native, Relay, GraphQL, TypeScript e Jest) e pretende escrever o próximo app de 1 bilhão de dólares. How to improve CI/CD for any Node.js application? ____________________________________________________________ - Roberta Fortes, carioca, desde 2012 no mercado Web, formada em Design e Relações internacionais ama React e apaixonada pela Estação primeira de Mangueira. - Douglas Lopes ou Doug, melhor jogador de futebol do Guiabolso e especialista em cabelo afro, trabalha no Guiabolso desde 2013 e apanha de Javascript desde 2016 - Turra, Octávio, Head de Mobile & Web Engineering e Doutor em Imitação de cães segundo Brugundi, trabalha com tecnologia desde 2008, já foi para Manaus para publicar artigo e Mauá à trabalho, curte JS mas hoje programa cérebros de pessoas e distribui abraços. - Adalberto, baiano soteropolitano, com mais de 482 anos de desenvolvimento Web, eh um artista com código e sofredor pelo Vitória, uma máquina de produtividade, paz e serenidade. - Freddy Brasileiro (ou Alfredo) é capixaba. Fez mestrado e graduação em Ciência da Computação na UFES. Trabalhou durante 5 anos com P&D na universidade, foi professor substituto da UFES, fazia pesquisa em ontologias (wtf?) e já foi parar no Japão pra apresentar artigo do mestrado. Em 2009, começou a trabalhar com backend em empresa privada e nos projetos de P&D. Em 2016, montou uma empresa e prestava serviços pra Globosat, foi quando migrou pra web. Em 2018 veio pra SP e começou a trabalhar no Guiabolso. Do sonho ao legado - as aventuras de uma web para (não) ser consistente Vamos contar um pouco da história de como nasceram e evoluíram as plataformas web dentro do Guiabolso. Vamos passar por - todas as boas intenções que já tivemos pra construir nossas plataformas web de maneira consistente, - todas as vezes que erramos miseravelmente, - todos os acertos que duraram uma semana e - todos nossos sonhos de evolução técnica que nos mantém aqui

    16