Porto On Rails #2
Details
Bem vindos à segunda edição do Porto On Rails!
Está edição irá ocorrer nas instalações da XING Portugal, em Matosinhos, e todas as palestras serão em Português.
AGENDA:
18:30 - Check-in & networking
19:00 - "Construindo seu próprio Markdown personalizado, com Ruby" por Gabriel Mazetto
19:30 - Snacks, beers & networking
20:00 - "Princípios de Programação Funcional em Ruby" por Matheus Mina
20:30 - Networking
Sobre Gabriel Mazetto: Gabriel trabalha como Backend Engineer no GitLab, atualmente desenvolvendo a solução de Replicação Geográfica e Recuperação de Sistemas (Disaster Recovery). Contribuidor antigo em projetos de código aberto, desenvolve profissionalmente desde 2006 e por diversão a muitos anos antes. Já trabalhou com Java, PHP e C# no passado, mas por vários anos trabalha preferencialmente com Ruby e um pouco de Go. Adepto de práticas de clean-code, test-driven-development, adora métricas e prefere trabalhar orientado a dados. Nas horas vagas, adora fazer seu próprio café, moído na hora e filtrado pelo método V60, e ajudar a construir comunidades online.
"Construindo seu próprio Markdown personalizado, com Ruby": Markdown é uma linguagem de marcação bastante elegante e concisa que tenta reutilizar algumas convenções dos e-mails em texto plano e documentações para linha de comando, como base para converter para HTML e outros formatos como LaTeX ou até mesmo PDF.
Apesar de nem todas implementações de Markdown serem iguais, alguns padrões existem, no entanto, a maioria possui as suas próprias particularidades e extensões. Vamos falar sobre como construir mais uma variação, que atenda necessidades diferentes da implementação original, seguindo os passos do GitLab Kramdown.
Sobre Matheus Mina: Matheus conheceu Ruby em 2012 e desde então vem trabalhando com esta linguagem. Tem como paixões cães, novas tecnologias e viajar. Atualmente trabalha como Backend Developer na XING.
"Princípios de Programação Funcional em Ruby": Programação funcional é um assunto que está na moda nos últimos tempos, mas já é um paradigma com origem nos anos 50 . Vamos falar dos principais principios deste paradigma e dar exemplos de como utilizar em Ruby.
Interessado em palestrar ou em ser anfitrião do próximo meetup? Contacta-nos!
