Roda de conversa: Construindo cidades para o amanhã


Details
PROGRAMAÇÃO VIRADA SUSTENTÁVEL
Roda de conversa: Construindo cidades para o amanhã
Priscila Amoni e Jana Macruz do Circuito Urbano de Arte (CURA)
INGRESSOS AQUI: Sympla
Nessa roda de conversa iremos pensar em formas criativas de se gerir e criar uma cidade, na qual os participantes serão convidados a repensar o modelo no qual vivemos e quais os impactos das transformações que a cidade vem vivenciando nos últimos anos. As perspectivas são positivas para o que acreditamos? Como está sendo feito a gestão das prioridades em relação à cultura, os avanços da crise climática e outros percalços encontrados por aqueles que movimentam BH? Esses serão alguns dos questionamentos que a roda trará ao debate.
Para o público, qualquer um que se interesse por debater a construção de uma cidade poderá ser convidado a participar, sendo jovem, adulto ou idoso. A intenção é juntar as diferentes vivências geracionais para encontrar um meio-termo entre as vontades da juventude e a tradição.
SOBRE AS PALESTRANTES:
Priscila Amoni: Priscila Amoni é pintora muralista, diretora de arte no cinema e cofundadora do CURA – Circuito Urbano de Arte, um dos maiores festivais de arte pública do Brasil. Formada em Design Gráfico (UEMG) e mestre em Pintura pela Universidade de Lisboa, começou nas telas em 2008 e levou sua arte aos muros em 2013. No CURA, atua como curadora e diretora de comunicação.
Jana Macruz: Janaína Macruz é diretora artística, cria e realiza projetos culturais desde 2007. É co idealizadora do Festival CURA - Circuito Urbano de Arte, um dos festivais mais importantes de arte publica da America Latina, projeto realizado pela AGUA - Agencia Urbana de Arte, onde é socia, que realiza projeto de arte pública no Brasil.
Sobre a Virada Sustentável BH e sua parceria com a Baanko & Casa Baanko
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. A concepção temática da Virada Sustentável é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.
A Baanko é uma organização de desenvolvimento de Negócios de Impacto, que usa os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU como pilar estratégico neste desenvolvimento desde 2014. Desenvolve negócios iniciantes, startups, e ferramentas que servem para todos tipos e tamanhos de organizações, buscando alinhar o resultado financeiro com impacto social e ambiental como estratégia de desenvolvimento.
A Casa Baanko é um espaço colaborativo de impacto da Baanko. O objetivo da casa é fomentar o ecossistema de negócios de impacto e servir de lugar fértil para empreendedores, investidores e especialistas do ramo.
Como entidades apoiadoras da 1º Virada Sustentável de Belo Horizonte, nós nos unimos para gerar uma programação de rodas de conversa, workshops e atividades que mesclam temas importantes a fim de contribuir para o cenário de sustentabilidade e impacto positivo na cidade.
Confira os demais da programação na página da Baanko no Sympla.

Roda de conversa: Construindo cidades para o amanhã