Quintas Filosóficas - Tema "Família"


Details
O Quintas Filosóficas é um evento concebido a partir dos Cafés Filosóficos, hoje uma realidade em diversos países do mundo. É um encontro onde todos poderão participar, sem restrições de idade ou bagagem filosófica. A proposta é que as pessoas façam uma pausa nas suas atividades de rotina para pensar e discutir educadamente temas do cotidiano comum, sem aquela “carga” de erudição e obscurantismo tantas vezes associada à Filosofia.
Os cafés filosóficos
Segundo os registros diponíveis, este tipo de evento surgiu em Paris, em 1992, por iniciativa de um jovem da nova "filosofia francesa", Dr. Marc Sautet, e teve a sua primeira edição no dia 13 de dezembo de 1992, um domingo, a partir das 11h00, noCafé de Phares. O tema do dia foi "A violência é específica do homem ou se encontra em toda a natureza?". Esse evento, sempre realizado aos domingos e no mesmo lugar, foi conduzido pelo Dr. Sautet até março de 1998 quando ele, com apenas 51 anos de idade, adoeceu e morreu. Atribui-se também ao Dr. Sautet, a instalação do primeiro consultório filosófico na França.
Ainda que onze (11) anos depois, a partir da saída da Filosofia do domínio da academia, com o "renascimento" da Filosofia Prática e abertura do primeiro "consultório filosófico" na Alemanha em 1981, este tipo de evento contribuiu e tem contribuido cada vez mais para que a Filosofia chegue ao cidadão comum. Ele está presente e consolidado em inúmeros países do mundo, em especial da Europa, nos Estados Unidos, no Canadá, no Peru e na Argentina.
Para citar o sucesso que tem alcançado nos lugares onde tem sido implementado, basta conhecer aqui próximos de nós, os exemplos de Lima, no Peru, e de Buenos Aires, na Argentina. Iniciado em Lima há mais de catorze (14) anos, sob o comando da Filósofa Carmen Zavala, com o nome de Café Filosófico, o evento acontece todos os sábados à noite e já ultrapassou a 700ª edição. Já em Buenos Aires, a experiência começou mais tarde, em 2003, é comandada pela Filósofa Roxana Kreimer, também tem o nome de Café Filosófico, é realizado às sextas-feiras onde o tema é apresentado em duas sessões, que são reprisadas no sábado.
O ambiente ondeacontece o evento preza pela absoluta civilidade e educação na relação entre os participantes. Claro que existe uma regra para que isto ocorra e é simples: todos são convidados e se comprometerem com os pilares básicos da fluidez da vida, a aceitação, a responsabilidade e a não propriedade da verdade.
A iniciativa do Quintas Filosóficas em Brasília é do presidente do Centro de Estudos Filosóficos do Brasil – CEFIBRA, José Eustáquio Moreira de Carvalho (consultor financeiro, escritor e conselheiro filósofo).

Quintas Filosóficas - Tema "Família"