Skip to content

Cidade Inteligente | O uso de dados do cidadão em tempos de pandemia

Photo of Manuela Quaresma
Hosted By
Manuela Q. and Claudia M.
Cidade Inteligente | O uso de dados do cidadão em tempos de pandemia

Details

A cidade inteligente é caracterizada como uma cidade que utiliza tecnologias de informação e comunicação para melhorar a gestão e a eficiência do ambiente urbano. Neste contexto e com inteligência artificial, muitos serviços podem ser oferecidos para os cidadãos em termos de mobilidade urbana, como por exemplo a otimização do tráfego. Porém, para que isso aconteça é preciso coletar dados das pessoas, a partir do sinal de seus telefones celulares, sobre suas localizações, seus deslocamentos, seus tempos de viagens e vários outros.

Em tempos de pandemia de coronavírus, algumas cidades estão utilizando os dados de sua população para monitorar se as pessoas estão cumprindo as medidas de isolamento social, a fim de evitar aglomerações e mais contaminações.
Entretanto, uma série de questões começam a surgir na cabeça das pessoas: quais são os dados que estão sendo exatamente utilizados? como estão tratando a questão da privacidade do cidadão? alguém foi consultado se seus dados poderiam ser usados pelo governo e por empresas parceiras? como fica o direito de ir e vir de cada um de nós?

Para discutir essas questões, convidamos três pesquisadores envolvidos com assuntos relacionados a cidades inteligentes, inteligência artificial e machine learning, privacidade de dados, design de interação e design de serviço.

Pesquisadores convidados:

• Diogo Cortiz
Diogo Cortiz é professor da PUC-SP e PhD em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com PhD Fellowship pela Université Paris 1 – Sorbonne. MBA em Economia Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio pós-doutoral no laboratório de inteligência artificial e tecnologias criativas da Universidade de Salamanca – Espanha e foi professor visitante na Queen Mary University of London - Reino Unido.
> Diogo tem um canal no YouTube imperdível. Vale a pena conferir em: https://www.youtube.com/diogocortiz

• Isabel Fróes
Isabel Fróes trabalha com design de serviços e tem formação em psicologia e design interativo pela PUC-Rio, Universidade de Nova Iorque (NYU) e é PhD pela IT University de Copenhagen.
Nos últimos 18 anos, Isabel tem trabalhado como consultora e acadêmica em universidades Inglesas (RCA) e Dinamarquesas (Universidade de Copenhague, Design School de Kolding, IT University e CIID). No momento trabalha na Copenhagen Business School, como pós-doutora, pesquisando o uso de ferramentas de design em contextos de urbanização e produção colaborativa (DIY manufacturing).
Isabel é bolsista na modalidade de “Jovem Talento com Experiência no Exterior”, inserida no Projeto Smart City, sistemas interativos e interfaces digitais, do LGD-NEXT/DAD, e apoiado pelo Programa Capes/Print.

• Raquel Cordeiro
Doutoranda em Design pela PUC-Rio/LEUI, mestra pela ESDI, UERJ, pós graduada em Gestión de Proyectos Gráficos pela Elisava, de Barcelona, certificada em UX pelo Nielsen & Norman Group e graduada em Desenho Industrial, pela UFRJ. Possui mais de 15 anos de experiência trabalhando em grandes empresas, startups e consultoria.
> Veja aqui um pouco do que a Raquel vai falar no artigo que ela escreveu o ano passado sobre “Ética e Privacidade: UX Research em Cidades Inteligentes”: https://www.design2020.com.br/artigos/etica-e-privacidade-ux-research-em-cidades-inteligentes

Venham participar desse debate!

Dia 06 de maio às 16h Rio de Janeiro (GMT-3)
> 12h São Francisco (PDT)
> 14h Lima (GMT-5)
> 20h Lisboa (GMT+1)
> 21h Copenhagen (GMT+2)

(capacidade máxima da sala virtual é de 300 pessoas)

Photo of Ergodesign, Fatores Humanos e Experiência do Usuário (UX) group
Ergodesign, Fatores Humanos e Experiência do Usuário (UX)
See more events