A Visão de Cima: Um exercício estoico para mudança de perspectiva de vida
Details
Marco Aurélio, em seu livro Meditações:
“V.23. Reflete com frequência na celeridade com que seres e acontecimentos se tornam passado e se dissipam. Com efeito, a substância é como um rio em um fluxo ininterrupto, ademais, as forças atuantes encontram-se em um processo contínuo de transformação, enquanto as causas mudam de inúmeras maneiras. Além disso, quase nada é estável, e há, diante de nós, extremamente próximo, um vazio imenso e infinito do pretérito e do futuro em que tudo desvanece. Como poderia então deixar de ser tolo o indivíduo que se enchesse de orgulho, se atormentasse ou se lamentasse como se durante algum tempo, ou muito tempo, fosse presa de uma perturbação causada por alguma coisa?
V.24 Recorda-te da substância total na qual tens a menor das participações, do tempo total do qual a ti coube um curto e minúsculo intervalo e do destino do qual constituis uma débil parte!”
Dentre este e outras citações, a Visão de Cima (do inglês, The View From Above), é um dos exercício estoicos mais difundidos. Iremos praticar essa meditação e após bater um papo num espaço aberto e seguro de discussão. Todos níveis de conhecimento e experiência são bem-vindos. O encontro não será gravado.
Saiba mais sobre esta meditação estoica:
https://devitastoica.com/2017/07/13/a-visao-do-alto-um-exemplo-de-meditacao-estoica/
Facilitador
Dionatan Moura. Praticante de estoicismo desde 2017. Consultor especialista, atuando em uma empresa Global Fortune 500. Autor dos livros The Third Stream, Positive Psychology for Agile Coaching, XP, Mantra da Produtividade, e Zen Here and Now. Coordenador das meetups Agile Open Space POA, Estoicismo, e Mantra da Produtividade. Mestre em Engenharia de Software na UFRGS. Professor de Especialização em Gestão Ágil de Projetos. https://dionatanmoura.com/
