What we're about

O grupy-sanca é um grupo que reúne pessoas interessadas desenvolvimento de software e Python. Realizamos periodicamente diversos eventos como palestras, cursos, oficinas, coding dojos e encontros informais.

Chat no Telegram: https://t.me/joinchat/QZRkvPfU9DbU2Fzn

Página no Facebook: https://www.facebook.com/grupysanca/

Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/grupysanca/

Instagram: https://www.instagram.com/grupysanca/

Upcoming events (1)

#38 Coding Dojo Python @ ICMC/USP

Needs a location

Fala, galera!

Depois de dois anos de pandemia, o grupy-sanca em parceria com o GELOS está realizando o famoso coding dojo pythônico presencialmente! Vamos botar as mãos na massa e interagir com as pessoas da comunidade.

Antes ou depois do coding dojo acontece um coffee break comunitário, portanto não esqueça de levar algo para comer ou beber :)

O que é um coding dojo?

É um espaço para que as pessoas possam aprender, treinar e aprimorar suas habilidades em programação.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que tenha vontade de aprender programação. Se você não sabe programar ou não conhece a linguagem Python, não tem problema! O coding dojo é um ótimo lugar para aprender coisas novas.

Como funciona um coding dojo?

Em um coding dojo são propostos vários desafios que os participantes selecionam quais querem resolver. Após escolher o desafio as pessoas leem o problema, entendem e discutem como resolvê-lo. Com esses pontos resolvidos começa a programação da solução. O desenvolvimento é feito, em apenas um computador, por duas pessoas programando por vez (pair programming). Sendo que a cada intervalo de 5 minutos as pessoas à frente do computador dão lugar para outras.

Para o dojo fluir bem adota-se o TDD (Test Driven Development), pois assim as pessoas pensam melhor em como o código será utilizado antes de desenvolver. Também segue-se o desenvolvimento por "baby steps" em que tenta-se dividir o problema em partes menores para resolvê-lo.

Ao término do dojo acontece uma retrospectiva em que as pessoas respondem três perguntas básicas: o que foi aprendido, o que pode ser melhorado e o que deve continuar a ser feito. Isso serve para os participantes melhorem nos dojos futuros e, por experiência do grupy-sanca, fazer isso realmente vale a pena.

Past events (95)

#37 Coding Dojo Python @ Online

Needs a location

Photos (280)

Find us also at