Past Meetup

40a Reunião dos Scaladores

This Meetup is past

39 people went

Location image of event venue

Details

Palestras
==========================================================================

Monoides. O Quê, Como e Por Quê?
Sebastian Galkin

Vamos aprender sobre Monoides, um conceito inventado (ou descoberto?) pelos matemáticos, que nós desenvolvedores podemos aproveitar com grandes resultados no código e desenho.

A palestra está estruturada em duas sessões, na primeira (29/05) vamos aprender o que são os Monoides, ver muitos exemplos e escrever código que cria e usa Monoides. Na segunda sessão (data a confirmar) vamos ver como podemos usar os Monoides para guiar o desenho de software.

Apesar de seu nome estranho, os Monoides são fáceis de entender, e uma vez que os entenda, você vai achá-los em todo lugar. Ainda mais importante, com um pouco de prática, você vai aprimorar sua intuição e será capaz de integrar Monoides no seu código e desenhos, conseguindo resultados mais abstratos e reusáveis.

Requerimentos:
Essa é uma palestra de nível intermediário. Não é necessário ter conhecimentos prévios de matemática ou programação funcional. Todos os exemplos serão em Scala, você deverá conhecer a linguagem para entendê-los. Se você não souber o que são os parâmetros implícitos, gaste 20 minutos aprendendo-os. Não precisa saber os detalhes dos mecanismos de busca de implícitos.

https://www.theguardian.com/info/developer-blog/2016/dec/22/parental-advisory-implicit-content
https://docs.scala-lang.org/tutorials/FAQ/context-bounds.html

Concorrência em Scala
Marcos Iriarte (99)

Diferente de outras palestras em concorrência, esta partirá de um caso exemplo e mostrará o porque de usar ou não usar um modelo. Além do modelo de atores - o queridinho do momento -, será apresentado STM, uma alternativa muito eficiente quando o recurso compartilhado reside dentro da mesma JVM.

Sobre os palestrantes
==========================================================================

Sebastian Galkin
Depois de quase uma década trabalhando em linguagens imperativas, Sebastian abraçou a programação funcional e nunca mais olhou para atrás. Nos últimos oito anos ele tem trabalhado nas áreas de data science, infraestrutura de Big Data e enterprise software, em linguagens como Scala, Haskell e Clojure. Cuidado! O Sebastian vai tentar trazer você para o mundo da programação funcional.

Marcos Iriarte
É desenvolvedor de software há mais de 10 anos, atuando em projetos de tecnologias variadas. Atualmente atua em projetos para manter fisicamente seguros os clientes da 99.

Avisos
==========================================================================

Obs 1: PRECISAMOS do nome e RG dos participantes pois é uma exigência do prédio.