Skip to content

What we’re about

O senso comum leva-nos a pensar que «DESENVOLVIMENTO PESSOAL» (meios de vida e motivações para viver, como as felicidades e objetivos temporários que temos ao longo da vida ) e o «DESENVOLVIMENTO HUMANO» (a razão de ter nascido e viver, que é obter uma felicidade plena e duradoura) têm o mesmo significado.

A filosofia budista explica a diferença e a relação entre esses dois conceitos, além de indicar que a compreensão correta de cada um deles é a chave para a solução do sofrimento humano e conquista da felicidade duradoura, nesta vida.

Fazendo uma analogia, viver pode ser comparado a voar de avião.
A descolagem de um aeroporto significa o nosso nascimento em algum lugar (no caso, a nossa terra natal). Enquanto estamos a viver, estamos «a voar».

Dentro do avião podemos viajar na classe económica ou executiva, optar entre vários tipos de comida, dormir, ler um livro, conversar, ouvir música, ver um filme, etc. Essas opções variam de pessoa para pessoa, ou seja, dos desejos de cada um.

Essas escolhas correspondem ao «Desenvolvimento Pessoal» de cada um, isto é, aos «meios e motivações de vida», que proporcionam felicidades momentâneas, conforto, saúde e bem-estar.

Apesar de ser muito importante, o «Desenvolvimento Pessoal» (meios e motivações de vida) não é suficiente para nos conduzir a uma felicidade verdadeira e plena, pois assim como numa viagem aérea não voaremos para sempre, mesmo tendo uma vida boa e alegre, possuindo dinheiro, status, saúde, casa, amigos e família, todas as pessoas terão de se confrontar, em algum momento, com o fim da vida, ou seja, a morte.
Neste mundo em que tudo é inconstante e efémero, a felicidade que não muda e nem desaparece é justamente o desejo comum de todos nós, o «PROPÓSITO DA VIDA» de todas as pessoas.

A partir do «DESENVOLVIMENTO HUMANO» (desenvolvimento como seres humanos) poderemos concluir o «PROPÓSITO DA VIDA» e alcançar a verdadeira felicidade nesta vida.

Neste grupo, criado e coordenado pelo professor Mauro M. Nakamura, vamos refletir sobre a importância de saber claramente o «PROPÓSITO DA VIDA», e como esta consciência influencia o nosso quotidiano, na maneira como utilizamos o nosso tempo, para aquilo que é realmente importante e urgente.

O livro "CAUSA E CONSEQUÊNCIA - Filosofia budista para o dia a dia" (de Mauro M. Nakamura) e "PORQUE VIVEMOS" (de Kentetsu Takamori), ambos publicados em Portugal pela Farol / Penguin Random House) serão utilizados nas explicações.