Machine Learning 15th


Details
Neste meetup teremos duas apresentações sobre Data Science e Poder Público, ambas serão em português.
=======================================================================
1ª: Dados Abertos na cidade: quais são, onde estão, e o que fazer com eles?
Os dados são fundamentais para a participação social, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de pesquisa científica. Para serem considerados dados abertos, precisam estar em formatos legíveis por máquina e com licenças livres que permitam seu uso, redistribuição e modificação para quaisquer finalidades.
As possibilidades são muitas. Mas você sabe quais bases de dados estão disponíveis para uso na cidade de São Paulo e onde elas estão? Nesta apresentação, pretendo mostrar os princípios do movimento internacional de Open Data e indicar o caminho das pedras para acessar uma série de informações da Prefeitura de São Paulo: a API com atualização diária e detalhada de todos os gastos; centenas de bases de dados georreferenciadas sobre diversas políticas públicas; funcionalismo; transporte; publicações do diário oficial; microdados e séries históricas da educação. Por fim, levantaremos uma série de ideias sobre o que fazer com esses dados. Para sair com a mão na massa!
Palestrante
Fernanda Campagnucci é integrante da carreira de Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, onde desenvolve projetos de transparência, integridade pública e tecnologias cívicas desde 2013. Atualmente, coordena o Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação. Graduada em jornalismo e mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP), especializou-se em Transparência, Accountability e Luta Contra a Corrupção na Universidadedo Chile. É fellow de governo aberto da Organização dos Estados Americanos (OEA) e integrante da Rede de Líderes em Dados Abertos do Open Data Institute (ODI), de Londres, além de integrar os conselhos consultivos do Instituto Cidade Democrática (ICD) e do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E).
=======================================================================
2ª: Suspeitando: Usando Inteligência Artificial para Identificar Suspeitas em Contratos de Licitações
O projeto é open source e ajudar a resolver 2 problemas: superfaturamento e serviços de má qualidade em contratos de licitações. Organizamos os dados que conseguimos através do Portal da Transparência ou de requisições através da Lei de Acesso a Informação. Usamos Ciência de Dados e modelos de Redes Neurais para identificar contratos que possuem tempo e serviços similares mas preços consideravelmente diferentes.
Palestrante
Rafael Pettersen. Gerente de Produto, Desenvolvedor e Empreendedor. Em 2017 fundou a CosmoBots, uma plataforma para criação de chat bots através de fluxos de conversas e NLP.

Machine Learning 15th